- VIRA-LATA OU PEDIGREE?
- CARACTERÍSTICAS DO SEU CÃO
- INTERAÇÃO COM OS ANIMAIS
- ALIMENTAÇÃO
- OS GASTOS COM PET SHOPS
- TRABALHO COM CÃES ABANDONADOS
- GATOS
- Abissínio
- Bengal
- British Shorthair
- Burmilla
- Himalaia
- Munchkin
- Oriental
- Persas
- Pixie Bob
- Sagrado da Birmânia
- Scottish Fold
- Siamês
- Seberiana
- GATO OU CACHORRO?
- RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA PET
- CONTATOS
Oriental
Histórico: Originário da Tailândia, só difere do Siamês pelas cores da pelagem e dos olhos. Para alguns, o Oriental seria o original e o Siamês um Oriental Colour point, uma variedade da raça, que foi reconhecida em 1972 pela CFA (Cat Fanciers Association) e recebeu o nome de Oriental Shorthair.
Foi desenvolvido na Inglaterra nos anos 50, a partir do standard do Siamês, que já na época pedia um gato longilíneo. No Brasil, foi introduzido em 1981 pelos franceses Gérard e Chantal Prunet, do Gatil de Khêpri.
Comportamento: Com a mesma elegância e porte de seu parente Siamês, é vivo e enérgico, com intensa curiosidade e uma rotina movimentada. Com inteligência acima da média, a raça é apegada aos donos, sociável, interativa e adaptável a crianças, outros gatos e cães dóceis.
Características físicas: O pêlo é fino, curto, denso, sedoso e deitado. As gatas da raça apresentam precocidade sexual desde os 9 meses. Corpo longo, esbelto, musculatura firme, pêlo fino e muito curto, pescoço e rabo longos e finos. Cabeça de cunha longa em formato triangular, crânio e nariz formando uma única linha reta, queixo forte, alto do crânio arredondado, Orelhas grandes, abertas e largas na base, olhos amendoados e inclinados em direção à base externa das orelhas. Todo Oriental tem a cor dos olhos verdes, menos o White, ele pode ter os dois olhos azuis, os dois olhos verdes ou um olho azul e outro verde (odd eyes).
Cuidados e higiene: Não exige cuidados específicos.