- VIRA-LATA OU PEDIGREE?
- CARACTERÍSTICAS DO SEU CÃO
- INTERAÇÃO COM OS ANIMAIS
- ALIMENTAÇÃO
- OS GASTOS COM PET SHOPS
- TRABALHO COM CÃES ABANDONADOS
- GATOS
- Abissínio
- Bengal
- British Shorthair
- Burmilla
- Himalaia
- Munchkin
- Oriental
- Persas
- Pixie Bob
- Sagrado da Birmânia
- Scottish Fold
- Siamês
- Seberiana
- GATO OU CACHORRO?
- RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA PET
- CONTATOS
Himalaia
Himalaia ou Himalaio, os dois termos estão corretos. Algumas Federações os consideram como Persas Colorpoint (pontas coloridas) e foram desenvolvidos na década de 50, a partir do acasalamento de exemplares de Persas e Siameses.
Os exemplares obtidos eram de pêlo curto portando o gene de colorpoint. O próximo trabalho foi acasalar os descendentes para se obter gatos com pêlo longo portadores do gene de colorpoints. Os exemplares foram cruzados até se obter os ponteados de pêlo longo e o próximo passo foi conseguir o reconhecimento da raça pelas Federações Internacionais.
Em 1957, Brian Stearling conseguiu o registro junto a GCCF (Governing Concil of the Cat Fancy) como Longhair Colorpoint e a CFA (Cat Fanciers Association) o reconheceu como Himalayan. Os criadores começaram a só acasalar entre si os colorpoints obtidos, resultando ponteados de nariz muito comprido. Como o objetivo era a obtenção de gatos ponteados com o padrão de Persas, começou a partir de 1970 o trabalho de aproximá-los mais do padrão Persa.
São dóceis, silenciosos e caseiros. Carinhosos, adoram colo.
Nariz achatado, peso entre 3,5 a 6 quilos e pelagem longa, exuberante, brilhante e cheia, de textura macia e sedosa, com o corpo claro e as extremidades coloridas. Olhos azuis, grandes, redondos, com expressão doce. Orelhas pequenas, redondas, corpo compacto e pernas curtas e grossas.
Escovação freqüente para evitar a formação de nós. Recomenda-se banhos quinzenais, mas, se o exemplar tiver pelagem muito clara, reduza para semanais.