Abissínio

Abissínio

 

Não se sabe a sua origem exata. Seria proveniente da Etiópia, antigamente chamada de Abissínia, origem do seu nome. Pela semelhança com o gato sagrado do antigo Egito, existem estórias de que essa raça tenha surgido às margens do Nilo.
O primeiro Abissínio, trazido da Etiópia, teria chegado à Inglaterra em 1868 e o desenvolvimento da raça começou nos EUA em meados de 1910. Essa raça quase desapareceu na década de 60, devido a uma epidemia de Leucose Felina.

Inteligente, aprende com facilidade o que lhe é ensinado. Afetuoso e destemido, está sempre disposto a brincadeiras; dócil, convive pacificamente com outros animais domésticos. Geralmente mia pouco e adora brincar com água.

Semelhante a um mini puma: corpo médio longo, elegante, firme, flexível, musculoso, esbelto. Cauda longa e afilada na ponta; cabeça em forma de cunha; orelhas grandes, largas e separadas, com pontas arredondadas e com pelagem interna. Olhos expressivos, ligeiramente amendoados e bem separados; a cor dos olhos tem que ser intensas: amarelo ouro, verde ou âmbar. Pelagem curta, de textura fina e suave.

Não requerem maiores cuidados: limpeza das orelhas, corte de unhas e escovações semanais.