ALIMENTAÇÃO
Muitas pessoas dão comida caseira aos seus cães, pensando na economia e na relação afectiva que têm com os seus animais. Estudos comprovam que a comida caseira acaba sendo até 100% mais cara se levarmos em consideração o tempo gasto para a preparação, e ainda a dificuldade de se equilibrar correctamente as doses de ingredientes necessárias para uma saúde perfeita dos animais de estimação.
Consequentemente, muitos problemas de pele e de estômago dos animais acabam por aparecer devido a uso de temperos não aconselhados da alimentação humana ou de excesso de deteminados ingredientes.
Lembre-se: carinho e afecto não são suficientes para uma saúde perfeita.
Hoje, o mercado de rações oferece ao consumidor uma variedade enorme de produtos, desde aqueles que se vendem nos Supermercados até ás raçõesdos veterinarios e petshops, que variam de acordo com a qualidade das matérias-primas envolvidas em sua fabricação. Conseqüentemente, o preço também vai variar. A ração pode ser na forma de alimentos húmidos ou seca .
A grande vantagem das rações é a certeza de, ao escolher uma marca de boa qualidade, estar a fornecer ao seu animal de estimação todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida e do bem estar do animal, pois estes elementos estarão equilibrados e apresentados de uma forma na qual serão facilmente absorvidos pelo seu animal.
Cães Infantis
Devem ser alimentados de 3 a 5 vezes ao dia, em pequenas quantidades, com rações próprias , que são aquelas com alto teor de energia metabolizável e um maior nível proteico. Devem ser dadas até os 12 meses de vida.
Cães Adultos
Podem ser alimentados 1 a 3 vezes ao dia.
Fêmeas, gestantes e em lactação
Devido ao desgaste e à necessidade de alimentar sua ninhada a ração oferecida deve ter um alto teor de energia, podendo ser substituída pela ração de filhote.
Se optar por deixar ração à vontade, deve tomar alguns cuidados:
Só deixe ração seca, pois a húmida poderá fermentar, causando problemas ao seu cão.
Não deixe a taça com ração muito próximo do taça com agua , pois alguns cães costumam brincar com a água e isso poderá molhar a ração, também provocando a fermentação. Por outro lado, ao serem estabelecidos horários para refeição, terá um animal mais condicionado e sobre o qual terá um controle maior de sua alimentação.
Alimentar um cão é fácil e prático. Basta que siga as orientações do seu veterinário e escolha a maneira que melhor se adequa à sua rotina de vida.