- VIRA-LATA OU PEDIGREE?
- CARACTERÍSTICAS DO SEU CÃO
- Yorkshire
- Golden Retriever
- Buldogue
- Dachshund
- Poodle
- Shihtzu
- Shnauzer
- Pinscher
- Dalmata
- Husky
- Pit Bull
- Collie
- Labrador
- Pastor Alemão
- INTERAÇÃO COM OS ANIMAIS
- ALIMENTAÇÃO
- OS GASTOS COM PET SHOPS
- TRABALHO COM CÃES ABANDONADOS
- GATOS
- GATO OU CACHORRO?
- RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA PET
- CONTATOS
CARACTERÍSTICAS DO SEU CÃO
As características das raças são importantes para que você saiba o tipo de animal, no caso o cachorro, que pode se adequar à sua vida, à sua casa.
Existem raças que são ótimas para crianças, outras mais ariscas; raças que não gostam de ficar sozinhas, podendo inclusive entrar em depressão e vir a falecer de tristeza.
Se você acha que qualquer raça serve, está enganado. Por isso, vamos mostrar as características de algumas raças para que, se você pretender ter um cãozinho, saber que não bastam somente cuidados, tem que ter atenção ao comportamento de cada um deles.
Comecemos por uma raça muito dócil. Apesar de ser comprido, mas baixinho, o Basset Hound, aquele que tem olhar de quem é muito carente sempre e tem umas orelhas que quase chegam ao chão.
Atrás daquela expressão melancólica, do olhar de quem é eternamente rejeitado, esconde-se um verdadeiro "palhacinho", alegre e divertido ao extremo. Essas são, sem dúvida, as características mais marcantes desse cão de orelhas longas e aveludadas que ultrapassam a ponta do nariz, pernas curtas e corpo tipo "salsichão".
Caçador e companheiro
Paciência é o que não falta a um legítimo Basset Hound. Possuidor de um invejável faro, esses cães já fizeram a glória de muitos caçadores, quando dedicavam horas a fio a seguir trilhas de veados e atacavam sem temer lobos e javalis que tentassem atrapalhar o seu caminho.
De origem provavelmente francesa, onde recebeu o nome de Basset (podengo-cão para a caça de coelhos), teve como seus ancestrais os famosos cães sabujos de Saint Hubert, por volta do século VI.
Sua preguiça é apenas aparente
Não existe um só Basset Hound que não adore ficar horas e horas instalado confortavelmente num cantinho bem aconchegante, com aquela cara "amassada" de quem está no auge de uma irrecusável sonequinha. Porém, basta um simples estalar de dedos para que ele se recomponha e volte imediatamente para suas atividades. Aliás, apesar do jeitão de preguiçoso, o Basset Hound sempre foi um ativo e irrepreensível caçador, função que exige muita vitalidade, perspicácia e inteligência. Contudo, para que não se tenha em casa um verdadeiro dorminhoco e exímio caçador unicamente de comida, é necessário que se eduque o cão para que ele desenvolva todas as suas potencialidades.
Veremos outras raças e suas características: