Collie

Collie

O cão da raça Collie se tornou especialmente conhecido no cinema, quando protagonizou o filme Lessie, sucesso lançado nos anos 40 e que até hoje está na memória de muitos. A origem deste belo cão não é totalmente esclarecida, e cheia de hipóteses sobre quais seriam as raças ancestrais que lhe originaram. O seu país de origem é sem sobra de dúvidas a Escócia, lugar no qual servia de cão pastor de ovelhas. O Collie é muito pouco visto no Brasil, mas quando um exemplar surge diante dos olhos das pessoas é prontamente admirado por sua exuberância e nobreza. Vejamos suas características físicas, comportamento e os cuidados específicos que devemos ter com o cão da raça Collie.

O Collie é um cão de porte médio a grande e o que mais chama atenção é sua densa pelagem, longa, lisa e que forma uma juba em torno na cabeça e se desenvolve ao longo do corpo. As cores principais são dourado claro ou escuro e branco. Seu focinho é alongado, seus olhos são amendoados em tamanho médio. As orelhas são pequenas e eretas, cobertas por pelos.

É um cão companheiro, carinhoso, apegado à família e muito inteligente. Aprendem a obedecer comandos com facilidade e por isso são excelentes cães de trabalho. É importante que exerçam atividades para o seu bom desenvolvimento mental e físico. São pacientes e companheiros das crianças, tímidos com pessoas estranhas e se dão bem com outros animais.

A nutrição adequada é um fator muito importante para evitar a obesidade, problema a que o Collie está sujeito e que passa despercebido devido à cobertura de seu pelo. O pelo do Collie deve ser escovado 3 vezes por semana, para a retirada de pelos mortos e nós, evitando assim problemas de pele. Os problemas mais comuns da raça são dermatite; um descamamento com rachaduras e dor no nariz devido ao sol chamado, Collie Nose; uma síndrome ocular que pode levar à cegueira; atrofia progressiva da retina; dermatomiosite; atrofia muscular e dificuldades de musculação.